Você sabia que tem como bloquear empréstimo consignado INSS?
Com essa estratégia, é possível proteger o seu benefício contra os golpes do consignado que vem acontecendo, evitando descontos indevidos no valor pago mensalmente pela Previdência Social.
Ao longo desse conteúdo, explicaremos não apenas como bloquear empréstimo consignado INSS, como também mais informações sobre essa linha de crédito e porque ativar essa segurança.
Boa leitura!
O que é o empréstimo consignado INSS?
O empréstimo consignado do INSS é um tipo de linha de crédito disponível para aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social.
Além de condições especiais de taxas de juros e pagamento, uma característica importante dessa modalidade é o desconto direto nas folhas de pagamento dos benefícios.
Dessa forma, antes mesmo que o valor seja depositado na conta do beneficiário ou pensionista, a parcela do empréstimo consignado é descontada, evitando o inadimplemento e o acúmulo de dívidas.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado INSS?
Como suas parcelas são descontadas diretamente da aposentadoria, pensão ou benefício dos contratantes, o empréstimo consignado do INSS apenas está disponível para essas pessoas:
- Aposentados pelo INSS;
- Pensionistas do INSS;
- Beneficiários do BPC LOAS.
Além disso, é preciso possuir uma margem de crédito disponível, que, por lei, não pode ser superior a 35% da renda do requerente. Portanto, caso você já tenha outros empréstimos em aberto, pode ser que esse pedido não seja aprovado.
Como solicitar essa linha de crédito?
Para contratar um empréstimo consignado, primeiramente, você deve saber se faz parte do grupo de pessoas com acesso a essa linha de crédito.
Em seguida, acesse o aplicativo Meu INSS para buscar uma proposta pelo Dataprev, uma empresa pública que gerencia a base de dados dos cidadãos.
Após fazer sua simulação e descobrir as condições disponíveis para você, analise com calma e escolha a melhor opção. Por fim, leia atentamente as informações do contrato e, caso aceite todos os termos, faça a contratação da linha de crédito.
Durante esse processo, você também deverá desbloquear o empréstimo consignado do INSS, para o contrato ser devidamente formalizado com o banco.
Atenção: a contratação dessa linha de crédito é um negócio jurídico realizado entre o contratante e a instituição financeira. O INSS apenas atua como intermediador, realizando o desconto das prestações nos benefícios.
Tem como bloquear empréstimo consignado INSS?
Saber como bloquear empréstimo consignado INSS é uma forma de proteger sua aposentadoria, pensão ou benefício contra as fraudes que vem acontecendo atualmente.
Além disso, como esse processo é bem simples e pode ser realizado no próprio site ou aplicativo do INSS, vale a pena manter essa função bloqueada, pelo menos enquanto você não precisar.
Então, veja abaixo o passo a passo de como bloquear empréstimo consignado INSS:
- Acesse o Meu INSS com sua conta do Gov.br;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “bloquear” e selecione o nome do serviço;
- Leia atentamente o texto que aparece na tela e siga as instruções.
Em caso de dúvidas ou se surgir algum problema durante esse processo de como bloquear o empréstimo consignado INSS, ligue para o número 135.
Como desbloquear o benefício para empréstimo consignado?
Você seguiu os passos de como bloquear empréstimo consignado INSS, mas está precisando solicitar essa linha de crédito?
Então, basta fazer o mesmo procedimento para conseguir desbloquear esse benefício e conseguir dar entrada em seus pedidos.
Atenção: o desbloqueio não será realizado se uma análise de fraude estiver em andamento. Nesse caso, você deverá esperar o fim desse processo para conseguir desabilitar essa “medida de segurança”.
Por que aprender como bloquear empréstimo consignado INSS?
Aprender como bloquear empréstimo consignado INSS é uma medida preventiva bastante usada contra as fraudes do consignado, que vem acontecendo ultimamente.
Afinal, ao ativar essa proteção, você irá garantir que os criminosos não consigam solicitar esse benefício em seu nome, visto que o próprio INSS irá bloquear a transação.
No entanto, esse sistema apenas funciona para novos empréstimos, impedindo a contratação de novos créditos.
Então, se você for uma vítima de um dos golpes do consignado, saiba que essa estratégia não conseguirá bloquear os créditos já contratados pelos criminosos.
Nesse caso, você deverá buscar outras formas de reparar esse prejuízo e evitar a continuidade dos descontos em sua aposentadoria, pensão ou BPC.
Fui vítima de uma das fraudes do consignado, o que fazer?
Mesmo com tantas medidas de prevenção, incluindo saber como bloquear empréstimo consignado, muitas pessoas continuam sendo vítimas dos golpistas, principalmente pessoas mais velhas.
Diante dessa situação, o primeiro passo a seguir deve ser registrar o boletim de ocorrência, que pode ser feito em uma delegacia presencialmente ou pelos canais de atendimento online.
Em seguida, entre em contato imediatamente com o banco, informando que o empréstimo em seu nome não foi contratado por você, sendo mais uma ação de golpistas.
Além disso, procure também um advogado especialista em direito bancário para te auxiliar nesse processo. Afinal, por mais que você tenha as provas de que não solicitou o empréstimo, o banco pode se recusar a cancelá-lo, dando continuidade aos descontos.
Assim, será preciso entrar o quanto antes com uma ação judicial, solicitando a suspensão desses descontos e até mesmo uma indenização em razão da contratação indevida da linha de crédito, que apenas pode ser feita pelo próprio aposentado, pensionista ou beneficiário.
Enfim, saiba mais como funciona esse processo e outras medidas que você pode tomar!