Golpes do INSS: saiba quais são e como se proteger!

Golpes do INSS: mulher idosa com feições preocupadas olhando para o celular

Sumário

Os golpes do INSS são cada vez mais comuns, atingindo principalmente os beneficiários idosos desse órgão.

Além disso, visando prejudicar mais pessoas, os criminosos estão sempre mudando as suas abordagens, conseguindo enganar as vítimas com maior facilidade e recorrência.

Portanto, saber quais são os golpes do INSS é o primeiro passo para entender como esses golpistas operam e aumentar suas chances de não cair nessas fraudes. Venha conosco até o final para descobrir as principais modalidades e dicas de como se proteger!

Boa leitura!

Quais são os golpes do INSS?

Infelizmente, existem vários tipos de golpes do INSS, o que dificulta ainda mais a identificação dessas ações criminosas, especialmente entre as vítimas mais idosas.

Ainda assim, conhecer suas modalidades mais praticadas pode te ajudar a evitar cair nessas fraudes — e até mesmo te deixar esperto em relação a outras tentativas.

Então, veja abaixo quais são os golpes do INSS:

Golpe do empréstimo consignado

A fraude do empréstimo consignado é uma das modalidades mais praticadas, que também possui diferentes modalidades.

Por exemplo, em alguns casos os criminosos entram em contato, se passando por funcionários de instituições financeiras e informando que foi realizado um empréstimo errado na conta da vítima, solicitando que ela transfira o valor para o crédito ser cancelada.

No entanto, o que realmente acontece é que os criminosos conseguem solicitar esses empréstimos e como o valor cai na conta do beneficiário, eles entram em contato para a quantia ser transferida. 

Após essa transferência, os golpistas encerram o contato e a vítima passa a ter as parcelas do empréstimo descontadas do seu benefício previdenciário.

Golpe da prova de vida online

Desde a pandemia, o INSS passou a realizar a prova de vida online, facilitando o acesso a esse serviço para idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Contudo, isso se transformou em um dos golpes do INSS, no qual os criminosos se passam por funcionários para realizar a prova de vida.

Durante esse falso atendimento, os golpistas solicitam uma cópia digitalizada dos documentos pessoais do beneficiário — por e-mail ou WhatsApp — os quais serão utilizados em outras fraudes.

Golpe da perícia médica

Assim como na fraude anterior, os criminosos entram em contato, se passando por funcionários do INSS, e informam que será agendada a perícia médica que o beneficiário precisa para a liberação do seu benefício.

Contudo, antes de agendar a suposta data, eles solicitam que a vítima encaminhe por e-mail ou WhatsApp uma cópia dos seus documentos pessoais, ou até mesmo informe alguma das suas senhas.

Golpe do benefício bloqueado

Esse é outro dos tipos de golpes do INSS para roubo de informações, na qual os golpistas se passam novamente por funcionários do órgão, informando que o benefício da vítima será bloqueado ou cancelado por desatualização dos dados.

Para evitar essa suspensão, os beneficiários encaminham uma cópia de todos os documentos pessoais solicitados, os quais serão usados em outros tipos de fraudes.

Golpe dos atrasados a receber

Por fim, outra modalidade comum de golpes do INSS é quando os criminosos, se passando por funcionários da Previdência Social, entram em contato informando que o beneficiário possui valores atrasados para receber.

No entanto, para que essa quantia seja liberada — que correspondem a altos valores — é exigido da vítima o pagamento antecipado de uma suposta taxa administrativa.

Como se proteger dos golpes do INSS?

O primeiro passo para se proteger dessas ações criminosas é justamente saber quais são os golpes do INSS para entender como esses golpistas agem.

Além disso, as dicas abaixo vão te auxiliar a não ser a próxima vítima:

Suspeite de contatos inesperados

Recebeu uma ligação de um funcionário muito simpático de um banco em que você não é cliente, oferecendo uma oferta imperdível de crédito? Suspeite!

Você também deve suspeitar de ligações inesperadas de funcionários do INSS, informando com urgência que seu benefício será bloqueado se você não enviar os documentos para o número ou e-mail informado.

Até porque, a Previdência Social já informou que apenas solicita informações ou documentos pessoais através do Meu INSS, ou presencialmente em uma das suas agências.

Portanto, por mais verdadeira que a pessoa pareça soar, suspeite desses contatos inesperados, sobretudo quando solicitarem acesso direto aos seus dados pessoais.

Confirme as informações

A pessoa que entrou em contato com você possuía suas informações pessoais e era de um banco no qual você é cliente? Esses são indícios de que as informações passadas realmente podem ser verdadeiras.


Você deve verificar as informações para garantir não ser um golpe do INSS, antes de seguir os passos informados.

Com a internet, isso é ainda mais fácil, pois você consegue encontrar os canais de atendimento oficiais de várias instituições financeiras e órgãos públicos, podendo confirmar essas informações diretamente com seus funcionários.

Além disso, evite utilizar os contatos oferecidos pela pessoa na ligação, pois podem não ser os oficiais.

Ah! No caso do INSS, o número oficial do órgão é o 135!

Peça ajuda a pessoas de confiança

Continua em dúvida se uma ligação ou mensagem se trata de um dos golpes do INSS? Para confirmar a segurança desses contatos, peça ajuda de uma pessoa de confiança.

Por exemplo, peça a um filho, sobrinho ou neto descobrir se as informações passadas são realmente verídicas, especialmente antes de encaminhar seus documentos pessoais.

Além disso, em último caso, vá a uma agência física do banco ou da Previdência Social e peça para falar com um funcionário.

O que fazer ao ser vítima de um dos golpes do INSS?

Mesmo com todos os cuidados, você pode acabar sendo uma das vítimas dos golpes do INSS!

Até porque, esses criminosos estão sempre inovando em suas abordagens e utilizam de informações verídicas para convencer as pessoas de que suas propostas são realmente verdadeiras.

Nesse caso, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência, informando sobre a situação.

Se você for vítima de um dos golpes do INSS relacionados a empréstimos consignados, entre em contato com o banco e informe sobre a ação criminosa, solicitando a suspensão do desconto em seu benefício.

Além disso, procure um advogado especialista em direito bancário! Esse profissional var te auxiliar a sanar os prejuízos causados pelos golpes do INSS e a garantir a reparação que você possua direito.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress