⟶ Como limpar o nome sem pagar a dívida

Você está endividado? Sabia que é possível limpar o seu nome sem pagar a dívida?

Quem está endividado acredita que a única solução para esse problema é pagar suas dívidas.

Essa é a solução óbvia.

Mas, para pagar as dívidas é preciso ter dinheiro, e quem está endividado não dispõe de recursos.

Então como se resolve esse problema?

Você vai achar estranho o que vou dizer, mas em muitos casos não pagar a dívida pode ser a solução mais viável.

Nesse momento você deve estar se perguntando: Como pode um advogado incentivar a inadimplência? Dar calote não é desonestidade?

Eu não estou falando para você fazer isso, o que eu quero que entenda é que essa é uma possibilidade, é uma opção que você tem.

É uma opção correta?

Depende, vou te explicar algumas coisas com embasamento jurídico, e com base nisso você pode tirar suas próprias conclusões.

A ameaça do nome sujo

Nome sujo paga divida limpa spc serasa

Quando se trata de dívidas, as empresas credoras utilizam suas “armas”, para pressionar os devedores de todas as formas possíveis para que estes paguem seus débitos.

A maioria dos que passam por dificuldades financeiras ficam apavorados e sem rumo, quando são cobrados pelos credores.

De fato, um dos maiores medos das pessoas é o de ficarem com o nome sujo.

Os bancos, financeiras, operadoras de cartão de crédito e empresas de cobrança, atacam de forma agressiva esse medo com o objetivo de apavorar o devedor, forçando-o a levantar, desesperadamente, recursos para liquidar determinada dívida.

Quem passa ou já passou por isso, sabe o quanto é desesperador ouvir “pague sua dívida ou vamos negativar seu nome no SPC, SCPC, Serasa e ainda protestar em cartório”.

Essas cobranças com ameaças de negativação do nome deixam muitas pessoas desesperadas, fazendo com que elas aceitem propostas acima de suas reais possibilidades de pagamento.

Deste modo, abusando do psicológico do devedor, os credores conseguem obriga-lo a criar novas dívidas para pagar dívidas antigas e assim o ciclo do endividamento continua.

Preciso ter medo da negativação?

Nome sujo paga divida limpa spc serasa

O endividado tem sua condição moral e creditícia colocada em cheque pelos abusos cometidos pelas instituições financeiras e bancos, que além de impor sobre seus clientes pesados e impagáveis encargos, ainda mancham a reputação do mesmo com a negativação nos órgãos de proteção ao crédito.

Mas você já parou para pensar qual o real impacto que a negativação do CPF causa na vida de uma pessoa endividada?

Para responder a essa pergunta é importante avaliar dois fatores.

Primeiro fator

Os brasileiros não têm educação financeira, infelizmente, muitos não sabem como gastar o seu dinheiro e muito menos como poupar ou investir.

Devido à falta de educação financeira, todos somos devedores em potencial e em algum momento de nossas vidas podemos acabar afundando em dívidas.

Neste cenário, ter o nome sujo pode ser um verdadeiro “presente” dado pelos bancos e empresas credoras.

Sim, é isso mesmo que você leu, um “presente”.

É um “presente” porque com o nome sujo somos impedidos de continuar gastando e assim não fazemos mais dívidas.

Somente quando ganhamos esse “presente” que paramos para repensar como cuidar do nosso dinheiro, como administrá-lo e como usá-lo da melhor forma.

Não adianta você querer o nome limpo para ter crédito, se não tem condições de pagar mais dívidas.

Veja pelo lado positivo, como o nome negativado você não pode aumentar suas dívidas e ainda tem um estimulo capaz de te fazer despertar para realidade da sua vida financeira.

Portanto, o endividamento não é uma questão de má-fé ou desonestidade, é uma questão de educação, não nos ensinaram como usar o dinheiro.

E quem será que lucra com nossa ignorância?

Segundo fator

Todos somos reféns de um sistema financeiro cada vez mais perverso, que privilegia os poderosos e sempre estão tirando proveito dos menos favorecidos e desinformados.

Entenda uma coisa, o gerente do banco não é seu amigo.

Ele está interessado em bater a meta dele, mesmo que isso signifique fazer você assumir uma obrigação além das suas possibilidades.

Na realidade o que os bancos mais querem é que todos fiquem endividados.

O banco não acha ruim quando você está endividado.

Muito pelo contrário, os bancos vivem de juros e quando você está endividado mais juros você paga.

Com o endividamento você se torna um empregado dos bancos, pois todos os meses eles sabem que você irá trabalhar arduamente para pagar juros.

Já parou para pensar que você pode estar passando a maior parte de sua vida trabalhando só para pagar juros?

São horas de sono perdidas, dias de lazer sacrificados, ausente para a família, filhos, amigos e relacionamentos. E tudo isso para que?

Para pagar juros.

Os Bancos e instituições financeiras se utilizam de um sistema para se aproveitar do seu crescimento e drenar os seus esforços, te obrigando a trabalhar a maior parte da sua vida para pagar o que não é devido.

Isso não é justo!

Então como você deve agir?

Nome sujo paga divida limpa spc serasa

Pague primeiro a você, depois aos bancos, simples assim.

A grande maioria das pessoas querem agir de boa-fé e zelar por sua reputação pagando em dia todas suas obrigações.

Para muitos o bem mais valioso é o seu nome, por isso, ficar como nome sujo é um pesadelo.

Os bancos sabem disso, e usam essa informação contra nós.

Eles criam todo um sistema feito para que todos fiquem endividados, cobram juros absurdos, taxas indevidas e fazem contratos com cláusulas abusivas.

Você sabe por que os bancos fazem tudo isso?

Porque eles sabem que apesar das ilegalidades todos vão querer pagar a dívida para não ficarem com o nome sujo.

Se você está com uma dívida e a maior parte de sua renda está sendo usada para pagá-la, e você sente que isso está acabando com sua vida, então o melhor a fazer é parar de pagar.

Pense primeiro em você, depois nos bancos.

Por causa de uma dívida você tem que pagar juros aos bancos para o resto da sua vida?

É exatamente isso que os bancos querem que você faça, e eles criaram um sistema muito bem organizado para que isso acontecesse.

Não existe uma negociação justa quando uma das partes não é justa é extremamente poderosa.

Você pode ser uma pessoa justa, mas o banco não é justo e está em vantagem manifestamente excessiva.

Nesse contexto, o melhor a fazer é parar de se preocupar com o banco, esquecer a dívida.

Ao fazer isso vai mostrar ao banco que a dívida é mais importante para ele do que para você.

O banco sabe que tem um prazo para cobrar a dívida, à medida que o tempo passa e o risco de perder o crédito aumenta as possibilidades de um bom acordo também aumentam.

Quanto maior a faixa de atraso da dívida, maiores os descontos.

Se você está endividado não se apavore com o medo de ficar com o nome sujo, não entre no jogo dos bancos e credores.

Veja como pode se organizar e juntar o dinheiro para pagar a dívida e considere o tempo como um fator positivo na negociação.

Eu sei que caso não pague suas dívidas seu CPF será negativado e você ficará com o nome sujo na praça.

Porém, o que nunca te contaram é que é possível limpar o seu nome de graça sem gastar nenhum centavo, tudo de forma legal e sem qualquer fraude.

É isso que vou te explicar agora.

Como limpar seu nome sem gastar dinheiro

Nome sujo paga divida limpa spc serasa

Todas as dívidas têm um determinado prazo para prescrever, ou seja, para que possam ser cobradas.

E a partir daí o credor não pode mais exigir o pagamento, isso significa que após esse prazo, o débito “caduca” (art. 207 do Código Civil).

As dívidas decorrentes da falta de pagamento de boletos bancários, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, plano de saúde, contas de água, luz e telefone, prescrevem 5 (cinco) anos após a data de vencimento, enquanto aluguel prescreve em 3 (três) anos.

Já o Código de defesa do Consumidor prevê que o nome do devedor pode permanecer negativado por no máximo cinco anos contados a partir da data de vencimento da dívida que não foi paga (art. 43 do CDC).

Se a dívida prescrever, o nome do devedor deve ser retirado imediatamente do cadastro, mesmo que não tenham se passado cinco anos da inscrição.

Consumada a prescrição ou caso tenha se passado cinco anos da negativação o seu nome ficará limpo ainda que você não tenha pago nem um centavo da dívida.

Portanto, o tempo é um fator positivo tanto para negociação, quanto para extinção da cobrança, por isso, deixar a dívida “envelhecer” pode ser uma boa estratégia para quem está endividado.

E se a dívida for para justiça?

Nome sujo paga divida limpa spc serasa advogado vitoria vila velha

Nem todas as dívidas se transformam em processos judiciais, porque a abertura de um processo gera custos e despesas com advogados.

Além de custoso, o processo é muito lento, podendo se arrastar por anos.

Se o credor entrar com o processo e o devedor for notificado (ou citado, nos termos jurídicos) antes de a dívida prescrever, o prazo de prescrição é interrompido e começa a contar novamente a partir da data em que o processo foi aberto na Justiça.

Se a citação do devedor no processo ocorrer apenas quando a dívida já estiver prescrita, não haverá novo prazo, pois, a dívida já “caducou”.

Posso ser cobrado por uma dívida já prescrita?

Os bancos e empresas não podem cobrar o devedor após a prescrição da dívida.

Se isso acontecer, faça uma reclamação por escrito junto a empresa, acione o Procon e entre com uma ação judicial pedindo reparação de danos morais.

A dívida prescreveu e agora o que eu faço?

Se já se passaram os cinco anos da inscrição no cadastro de inadimplentes e o prazo de prescrição da dívida é maior, o SPC, Serasa ou SCPC deve retirar automaticamente a negativação do seu nome.

Se o prazo de prescrição da dívida é inferior a cinco anos, quando ele esgotar você precisa entrar em contato com órgão gestor do cadastro de inadimplentes para solicitar a retirada do seu nome.

Faça essa solicitação por escrito e guarde o protocolo, em seu requerimento é importante indicar qual é a dívida em questão é quando ela “caducou” (prescreveu).

Se o seu nome continuar sujo em função de uma dívida prescrita, mesmo depois de solicitar a baixa da negativação ao gestor do cadastro de inadimplentes, a saída é procurar a Justiça.

Nesse caso, a Justiça pode determinar a retirada do seu nome em caráter liminar.

Você também pode pedir reparação por eventuais danos decorrentes da permanência indevida de seu nome no cadastro de inadimplentes.

Concluindo, embora seja possível limpar o nome sem pagar a dívida, “é melhor prevenir que remediar”.

Reflita bem antes de assumir qualquer compromisso e só tome crédito com sabedoria.

Caso esteja endividado avalie o que escrevi neste artigo e tire suas próprias conclusões se vale a pena ou não pagar a dívida.

Quer tirar todas suas dúvidas sobre seu empréstimo ou financiamento?

Entre em contato que ficarei muito feliz em te ajudar.

 

Comentários no Facebook
⟶ Como limpar o nome sem pagar a dívida
5 (100%) 116 votes

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.